Rufos e Pingadeiras

Rufos e Pingadeiras

Os Rufos são peças moldadas e fixadas para evitar que a água infiltre na alvenaria, assim como o acúmulo de sujeira e infiltrações em sua obra, evitando manchas, mau-cheiro, mofo e até mesmo o comprometimento da alvenaria. Em geral, são fixados na divisão de telhas, para evitar que a água da chuva entre por ali ou, até mesmo, em paredes e muros. Isso quer dizer que eles funcionam como complementos para coberturas, lajes mistas e fachadas.

Os rufos, em geral, são feitos com chapa metálica e fixados com rebites ou pregos. Eles recebem, ainda, uma camada de argamassa em suas bordas, para que seja garantida uma vedação total do seu entorno.

Assim como as calhas, os rufos são encontrados em vários modelos e tipos. No entanto, pelo mesmo motivo da calha, os mais adequados são os construídos em aço galvanizado, que garantem durabilidade e beleza por muito mais tempo.

A pingadeira é um tipo de rufo que apesar de não ser utilizado nos telhados, mas em muros, serve para desviar a água da chuva e impedir que ela escorra ao longo de uma parede, causando infiltrações e manchas na estrutura — em geral, é colocado em platibandas e paredões. Além disso, pode aparecer na versão com aba em 45º e 90º ou, ainda, com aba conjugada.

Além de sua funcionalidade em função da proteção da alvenaria, a pingadeira também é uma excelente forma de dar um acabamento estético interessante para a construção. Isso, porque, além de deixar o muro bonito, garante a durabilidade da pintura que foi feita posteriormente.